92449508 10217098286556805 684498369711702016 n  PALAVRA DO PRESIDENTE

  RAIO X - ASFUB

 

Prezados (as) Associados

Passada a tempestade de dois anos de pandemia – Covid-19, 2020/2021, e encerrando o último ano deste triênio, que compreendeu este mandato, (2020/2022) é chega a hora de uma prestação de contas, e para isso, disponibilizamos aos associados o acesso aos relatórios contábeis, que podem ser consultados na sede da Associação.
        Esclarecemos neste resumido texto, as principais ocorrências e tomadas de decisões neste período, salientando o meu agradecimento ao Diretor Financeiro, Deusdete Souza, cujas ações impediram que tivéssemos um final lamentável. ASFUB sobreviveu à pandemia do COVID-19 e a sequelas tem jeito, é só se ter responsabilidade.
 

  1. Durante o período em que foi determinado o LOCKDOWN, o Programa Infanto Juvenil - PIJ foi impedindo de suas funções, e por mais de 1 ½ ano sem atividades pedagógicas, ASFUB além de deixar de receber as mensalidades, teve que devolver aos pais dos alunos matriculados, as mensalidades pagas em adiantamento; uma vez que muitos dos pais tinham o habito de adiantar as mensalidades do semestre.
  2. Neste período de fechamento foi mantida a folha de pagamento de todos colaboradores da ASFUB, porém com o alongamento da crise e a indefinição de uma data para retornar à normalidade, concluiu-se que seriam necessárias algumas medidas impopulares, entre essas a demissão de servidores, a fim de adequar Receita/Despesas, o que mais tarde gerou várias reclamações trabalhistas, o que era óbvio. Alguns acordos foram realizados, porém outras foram a julgamento e em todos os casos a Asfub não se negou a dar os direitos previstos na CLT, bem como encargos e tributos.
  3. As dificuldades financeiras se acentuaram, o gerou alguns inconvenientes, como atraso em convênios e até salários; situação essa que tem sido diluída no período de 2022, à medida da capacidade financeira da Asfub; já beneficiada com o retorno das atividades do Programa Infanto Juvenil – PIJ.
  4. Fechamento da Odontologia foi um desgastante processo. Acumulando várias reclamações por parte dos associados, além de ser reprovado na inspeção realizada pela Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Odontologia. Solicitada, a profissional responsável não apresentou contrato que autorizava sua equipe atuar na Asfub. Algumas reclamações por qualidade indesejável nos serviços foram parar na justiça, que julgadas, teve o meritíssimo Juiz o entendimento de ser responsabilidade da Asfub, o ressarcimento dos valores aos reclamantes, uma vez ter a Asfub, permitido atuação dos profissionais em suas dependências. Não havendo possibilidade de acordo nem diálogo, com a responsável pela Odontologia, nos coube ser mais enérgicos para promover sua retirada. Foi desmontado o ambiente e solicitado sua saída. Todos procedimentos foram devidamente documento e sob orientação jurídica; o que gerou um dossiê documental, além de filmagens e Boletim de Ocorrência Policial registrados na 2ª. e 5ª DP em razão de agressões e retirada indevida de equipamentos da Associação por vias não naturais.
  5. Realizamos quitações de débitos de convênios de gestões anteriores, e aguardamos a aceitação da proposta de acordo, para com a União, em razão da irresponsabilidade gestora de administrações anteriores, que deixou de honrar encargos, também com a união.
  6. O Incêndio no RACK de Informática, ocorrido nesta gestão, levou a Associação a rever todo seu sistema de Rede, totalmente defasado; o que está sendo revisto neste final de ano, com a implantação de novo sistema administrativo. O sinistro foi periciado pelo Corpo de Bombeiros, testemunhado por servidores da Departamento de Segurança – ISEG, pelo que agradecemos penhoradamente aos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI pelas orientações na recuperação da Rede Local – Asfub.
  7. Atualização do Estatuto da Associação, de forma simplificar a montagem de chapas, liberação de voto para servidores funcionários da Asfub; associação de prestadores de serviços da Universidade, bem como entidades jurídicas e alunos interessados nos serviço médico e convênios da Asfub; esses últimos sem direito a voto no processo eleitoral da Associação.

Concluímos nos colocando à disposição dos associados que desejarem mais informações; procurar o Presidente e/ou o Diretor Financeiro da instituição. Salientamos que todos nossos esforços, possíveis, foram feitos, e o planejamento traçado para o triênio 2023/2025, se seguindo pela próxima direção, afastará o risco a que tivemos sujeito e conduzirá a nossa Asfub em seu merecido lugar de destaque, na prestação de serviços e na qualidade de vida que oferece aos nossos assoados, servidores da Fundação Universidade de Brasília.

Flamarion Costa
Presidente